Mundo
Java, Indonesia
Trabalhadores de Ijen
As fotos abaixo mostram os homens entrando em um dos lugares mais tóxicos do planeta, um vulcão ativo. E você não vai acreditar quanto eles ganham por isso.
As vistas magníficas do Monte Ijen cativam os viajantes há séculos, mas nos últimos anos, sua mina de enxofre se tornou uma atração turística controversa.
Todos os dias, os mineiros percorrem as encostas de 9.000 pés de Ijen, na escuridão, antes de descer outros 3.000 pés até a cratera, onde uma rede de tubos de cerâmica sintéticos canaliza os gases responsáveis pela precipitação de enxofre essencial para fabricação de peças de computadores e celulares como o seu, o meu, o nosso lindo iPhone.
Envoltos em vapores tóxicos e calor, eles removem blocos endurecidos e carregam cargas de 40 a 30 kg pela cratera duas vezes por dia, ganhando uma média de US $5 por viagem. Isso mesmo que você leu!
Durante a alta temporada, a montanha pode receber mais de mil turistas por dia. Eles costumam pedir aos mineiros que posem para fotos em troca de trocados (trocadilho chato, hein?). Muitos argumentam ser uma forma de “turismo de pobreza”, a mercantilização do sofrimento humano.